domingo, 18 de novembro de 2012

Os caminhos das nossas Águas

O BIOMA CERRADO é considerado o "Berço das Águas" do Brasil por abrigar nascentes de importantes bacias hidrográficas brasileiras. Saiba mais sobre a importância do Cerrrado para as águas do Brasil aqui.

Mas quais são os caminhos das nossas águas? De onde vem e para onde vão as águas do campus Planaltina? Quais são os seus caminhos até chegar ao mar? São perguntas que todos devemos fazer sobre as águas de onde moramos, trabalhamos e vivemos. 

Para entender melhor as águas e seus caminhos, é necessário saber o que é uma BACIA HIDROGRÁFICA.


www.ana.gov.br
A bacia hidrográfica é uma região delimitada pelo relevo que drena as águas para um ponto único (como um funil), que abrange um curso d’água principal e todos os seus afluentes, ou seja, todos os rios que desaguam nele, e os rios que desaguam nos que desaguam nele. E, assim, sucessivamente.

Compreendido o conceito de Bacia Hidrográfica, agora podemos conhecer melhor o mapa das bacias do Distrito Federal e descobrir mais sobre o local onde vivemos. Saiba mais sobre as bacias hidrográficas do Distrito Federal no site do Instituto Brasília Ambiental, - http://www.ibram.df.gov.br/informacoes/recursos-hidricos.html



O campus Planaltina do IFB está localizado dentro da Bacia Hidrográfica do Rio São Bartolomeu, que por sua vez desagua na bacia do rio Paraná-Prata que deságua no oceano Atlântico.

Segundo o Instituto Brasília Ambiental;

- na Bacia do São Bartolomeu, a ocupação territorial desordenada, com a rápida transformação de áreas rurais em loteamentos com características urbanas, promoveram uma impressionante perda da vegetação natural, muitas vezes em áreas de preservação permanentes (matas de galerias, nascentes e veredas) além da impermeabilização de áreas de recarga natural dos aqüíferos. A exploração intensiva das águas subterrâneas e o lançamentos de esgotos sem tratamento em mananciais, são problemas também identificados da bacia.

Saiba mais sobre a bacia do rio São BArtolomeu, e açÕes para a sua recuperação em:

Depois de sair do DF o Rio São Bartolomeu desagua no rio Corumbá em Goiás, que se une ao Paranaíba, cujas águas desembocam no Paraná e na Bacia do Rio Prata.



Globo Repórter mostrou as maravilhas da Bacia do Paraná




http://projetoediagnosticoambiental.blogspot.com.br/2012/07/bacias-hidrograficas-e-comites.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário