segunda-feira, 9 de abril de 2012

Justificativa


     A proteção dos recursos naturais é de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida de suas presentes e futuras gerações. É necessário despertar a consciência ambiental nas ações humanas, de forma que o convívio em sociedade esteja atrelado a necessidade de interação positiva com o ambiente natural. Promover a conscientização ambiental da população de forma que esta compreenda a importância da existência de áreas de preservação do Bioma Cerrado é primordial.

O Distrito Federal (DF), localizado na área nuclear do Bioma Cerrado, tem sofrido acelerada ação depredatória dos recursos naturais. Em um período de 44 anos após o início de sua ocupação, 73,8% da cobertura original de Cerrado já foram perdidos (Felfili 2000). Uma das importantes áreas ainda preservada está localizada no Instituto Federal de Brasília, campus Planaltina. Devido sua importância em 2002 foi criada a Lei Complementar nº 630, de 29 de julho de 2002, que criou o Parque Ambiental Colégio Agrícola com área de 2.231,3896ha, correspondente à área ocupada pelo Centro de Educação Profissional - Colégio Agrícola de Brasília, atual IFB. Essa lei limita o uso da área para atividades de: preservação e recuperação ambiental, desenvolvimento de pesquisas sobre o ecossistema local e o desenvolvimento de atividades de educação e pesquisa ambiental. Assim, as atividades deste projeto está dentro das ações permitidas dentro deste Parque e pretende contribuir com seus objetivos de preservar esta área.

O presente projeto pretende-se realizar atividades de educação ambiental em áreas naturais do IFB campus Planaltina que revelem os significados e as características do ambiente por meio de elementos originais e por experiência direta facilitando a sensibilização e a construção de novos conhecimentos relacionados a questões ambientais pelos alunos. Considerando que grande parte das atividades oferecidas em área naturais do DF cobram algum tipo de taxa e que em escolas públicas existem um grande número de alunos carentes, este projeto busca viabilizar e incentivar a participação destes alunos em atividades de educação ambiental visto que não haver custos com a visitação.

A participação da comunidade que mora próximo a esta área protegida é prioritária dentro das ações conservacionistas visto que muitas vezes eles não têm consciência da importância dessas áreas e às vezes a vêem como uma barreira para sua viabilidade econômica (Simões e Bussolutti, 1998). Então, as finalidades para as quais as áreas tornam-se protegidas devem estar sempre claras para as populações do entorno, como meio de nortear as estratégias a serem adotadas (Serrano,1998).

A partir das ações deste projeto pretende-se cumprir o papel de uma Instituição de Ensino Pública perante a sociedade, repassando o conhecimento gerando por ela, envolvendo a comunidade de modo participativo e incentivando a geração de pesquisas a partir das atividades desenvolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário